Festival integra a programação do III Encontro Cultural e Campeiro

Dia 23 de fevereiro, a Concha Acústica do parque Nicanor Kramer da Luz será palco da terceira edição do “Rodeio da Canção Serrana”. O festival, idealizado em 2009, quando ocorreu a primeira edição do Encontro Cultural e Campeiro do CTG Porteira do Rio Grande, chega a sua terceira edição com o compromisso de valorizar ritmos tradicionalmente serranos, conforme enfatiza o coordenador, Idalcir Peruchin. “ É algo que na edição deste ano nos propomos, eu , o Nilson Hofmann e a patronagem do CTG. Queremos resgatar a música serrana neste festival” – disse.

No palco, em uma única noite, estarão 14 trabalhos, oriundos de cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre os ritmos que serão apresentados o tradicional bugio, a vaneira, a valsa, a canção tropeira e o vaneirão. E para avaliar essas canções estará presente em Vacaria uma qualificada comissão julgadora, formada pelo músico e empresário Edison Campagna e pelo poeta Arabi Rodrigues.

Conheça os jurados do festival:

Edison Luis Campagna

Edison é graduado em música e línguas pela Universidade de Caxias do Sul. Há mais de 30 anos exerce a atividade de produção e coordenação musical. Iniciou sua carreira no programa de calouros da Rádio Independência de Caxias do Sul, realizada no Cine Imperial. Nesta mesma emissora, tempos depois, passou a trabalhar como programador musical. Formou-se em violão clássico com o maestro Leonardo Caffi, e se tornou cantor solo do grupo Canarinhos do Carmo, por um período de três anos. Edson possui passagem pelo grupo “Os Bertussi”, onde permaneceu por 15 anos. Na gravadora ACIT, como produtor artístico, produziu mais de 1000 títulos de cd’s, além de participações especiais, como músico em diversas obras.

Arabi Rodrigues

Nascido  em  Canguçu, RS, em 14 de abril de 1940, Don Arabi é  poeta e payador, radialista e jornalista provisionado. Pesquisador e conferencista de historia e folclore gaúchos, com mais de mil conferências proferidas, sendo membro da Estância da Poesia Gaúcha, desde 1980.

Possui uma obra literária, composta de quatro livros de poesias publicados:  Pastoreio, 1980, O Gaúcho, 1985, Prenda Minha, 1989 e Marcas do Tempo em 1998. Possui os seguintes discos gravados: Quateada, de  1986 em parceria com Algacir Costa e Dyamandu Costa; Primeiro Te-déum de payadores, em Passo Fundo, 1994, em parceria com Jayme Caetano Braum, Paulo Mendonça e Argentino Luna e  Poesia Canto y Guitarra, ACIT, 1996, em parceria com Glênio Fagundes, Paulinho Pires, Dorval Dias e  Leonardo Charrua.

É autor e componente do Grupo Musical “Garrão de Potro”, integrado por Glênio Fagundes, Jorge Trindade, Dorval Dias, Paulinho Pires  e Algacir Costa, mais tarde substituído por Leonardo Charrua. É autor de mais de 200 composições publicadas pelos conjuntos e cantores gaúchos e brasileiros. É autor do Hino da Universidade Luterana do Brasil “ULBRA”;

Em 2007 recebeu  Medalha Jayme Caetano Braum, como Payador, criada e oferecida pela Associação dos Trovadores do Brasil. Possui vários prêmios e troféus como compositor participante de festivais de músicas e de poesia gaúchas.

Recebeu o prêmio Victor Matheus Teixeira como payador, conferido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Foi Premiado em primeiro lugar pela Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Vacaria, juntamente com o CTG Porteira do Rio Grande no concurso de poesias inéditas, na última edição do Rodeio Internacional.

Leonardo Silveira

Assessoria de Comunicação

CTG Porteira do Rio Grande

Compartilhe!

Comentar

shares