???????????????????????????????A Câmara de Vereadores de Vacaria realizou sessão solene na noite desta terça-feira, 28/07, em homenagem aos 60 anos do CTG Porteira do Rio Grande. Além do prefeito, Elói Poltronieri, e vice-prefeita, Vera Marcelja, também estiveram presentes diversos tradicionalistas, comunidade e a patronagem do CTG.

 

Fundado no dia 23 de julho de 1955, por Getúlio Marcantônio, o Porteira do Rio Grande foi o primeiro Centro de Tradições Gaúchas de Vacaria e é o responsável pela realização do Rodeio Crioulo Internacional.

 

O patrão do CTG Porteira do Rio Grande, Neuri Fortuna, agradeceu a homenagem e ressaltou a importância do trabalho realizado por todos os patrões que já passaram pela entidade.

 

A sessão foi presidida pelo vereador Alessandro Dalla Santa Andrade e também ocuparam a tribuna alguns vereadores representando suas bancadas. Valdecir Panisson (PT) destacou a importância que o CTG tem como “Palanque do Passado, Esteio do Futuro”. Jane Andreola Oliboni (PP) lembrou que as provas campeiras representam as “lidas” que os gaúchos têm no trabalho diário no campo. Antônio Almeida (PPS) ressaltou que o tradicionalismo tem os esportes mais sadios, capazes de levar a paz. O vereador Marcos Lima (PTB) colocou o poder legislativo a disposição da patronagem do CTG Porteira do Rio Grande. Elton Zulianello (DEM) enfatizou que o Rodeio é o símbolo internacional do tradicionalismo e do folclore, e que a tradição transmite valores como respeito e caráter. O proponente da homenagem, vereador Osni Domingues (PP) reforçou que o legislativo deve prestar homenagem a quem cultua as tradições. Ainda ocupou a tribuna o prefeito Elói Poltronieri, ressaltando que o CTG Porteira do Rio Grande é uma entidade que mantém a tradição, mesmo diante a tantos desafios.

 

No final da sessão solene foi entregue uma placa ao patrão Neuri Fortuna. Também foi entregue flores a patrão Andrea Padilha e a primeira prenda adulta Milena de Souza Boeira, que naquele momento representavam a mulher gaúcha.

Compartilhe!

Comentar

shares