Com o objetivo de planejar a 60ª edição do Campeonato Municipal de Laço do CTG Porteira do Rio Grande, foi realizada nesta semana (18), uma reunião com os patrões dos quadros de laçadores. Participaram os representantes de 39 quadros, seguindo todos os protocolos de segurança, como distanciamento, uso de máscaras e verificação da temperatura.

O patrão Elvio Guagnini Rosssi destaca a importância desta ação, tendo em vista que a decisão sobre a realização do evento deve levar em conta a opinião dos competidores. “Os patrões são corresponsáveis pelo campeonato, junto com a patronagem, por isso a necessidade da decidirmos juntos”, afirma. Ele explica que o CTG encaminhou há algum tempo um protocolo à prefeitura e neste momento, devido à pandemia, há algumas restrições, como a proibição da presença de crianças, idosos e público.

Conforme o patrão da campeira, Jeferson Camargo, muitos eventos já estão sendo realizados por outras entidades, mas na forma de treinos de laço ou duelos, quando envolvem menos pessoas, com inscrições antecipadas e somente com a participação de adultos. Porém ele destaca que essa não é a realidade do campeonato do Porteira, onde há a participação das família. “O nosso campeonato é diferente, nós temos a presença do avô, filho e neto, essa é a nossa essência, onde todos participam juntos, de uma prova sadia, que não envolve premiação em dinheiro”, afirma.

“Nós não podemos deixar de fora os nossos idosos, que estão em praticamente todos os quadros, e nem nossas crianças, que nos acompanham sempre”, comenta. Segundo Jeferson, alguns destes homens experientes fundaram as equipes e participaram de todas as edições. E completa: “Fazer um campeonato nestes moldes, tirando as crianças e idosos, só com os 10 laçadores, vai se tornar apenas uma competição e não é isso que queremos”.

Com a aprovação da maioria dos participantes, ficou previsto que esta edição do campeonato terá seis etapas, com início no mês de julho e término em dezembro, desde que haja a liberação dos órgãos competentes. Jeferson esclarece que poderão ocorrer mudanças, pois tudo dependerá da situação da pandemia na data marcada. “Precisamos de, no mínimo, bandeira laranja para podermos realizar a rodada”, diz.

Na reunião também foi anunciado o nome do homenageado desta edição, que será o senhor Ernesto Zambam. Ele, que tem 81 anos, integra o quadro Cabanha Zambam. De acordo com Jeferson, a patronagem quer homenagear em vida quem tanto fez e faz pela entidade.

Prováveis datas:

1ª etapa: 10 e 11 de julho

2ª etapa: 14 e 15 de agosto

3ª etapa: 04 e 05 de setembro

4ª etapa: 09 e 10 de outubro

5ª etapa: 06 e 07 de novembro

6ª etapa: 11 e 12 de dezembro

 

 

Compartilhe!

Comentar

shares