Com o objetivo de apresentar uma prévia do regulamento da 60ª edição do Campeonato Municipal de Laço do CTG Porteira do Rio Grande, foi realizada nesta quarta-feira (11), reunião com a presença dos patrões ou representantes dos quadros filados à entidade. Participaram representantes de 36 quadros.

O início do Campeonato está previsto para ocorrer em setembro, com a realização de cinco etapas. Conforme o patrão da campeira, Jeferson Camargo, nesta edição haverá algumas mudanças tendo em vista o decreto que institui o Protocolo de Boas Práticas para a prevenção do novo Coronavírus (COVID-19), a serem cumpridas pelos organizadores de Rodeios, no Município de Vacaria. A principal alteração, de acordo com o decreto atual (Nº 179/2021), é que não é permitida a presença de público no Parque Nicanor Kramer da Luz, apenas dos laçadores. “Até o início do campeonato poderá haver a publicação de um novo decreto, aí nos adaptaremos”, comenta Jeferson.

A primeira etapa deverá iniciar no dia 18 de setembro, com a chave “B” e a ordem de laçada será a inversa da classificação do último campeonato. No domingo, dia 19, devem laçar os integrantes da chave “A”. Já o campeonato de Vaca Parada, que acontecia aos domingos, não será realizado até que este decreto permaneça em vigor, devido a não permissão da presença do público. “As crianças não têm como permanecerem sozinhas no parque, precisam de algum familiar, porém assim que o público for liberado voltaremos com a Vaca Parada”, explica o patrão.

Outro fator relevante é que os quadros licenciados neste ano retornam na próxima edição na chave que estavam. “Alguns quadros podem optar por não participarem devido à preservação da saúde e nós não queremos obrigá-los, inclusive porque alguns possuem crianças e idosos”, justifica Jeferson.

Conforme ele, o número de participantes será conhecido após o dia 10 de setembro, data limite para os quadros enviarem à secretaria as fichas de inscrições. Este também é o prazo para os laçadores pagarem a anuidade de 2021 com 50% de desconto. Ao entregarem as fichas, os quadros receberão uma rifa. Jeferson explica que o quadro poderá ficar com os números e concorrer aos prêmios ou ainda vender a rifa e ficar com todo o valor arrecadado, para colaborar com as despesas do quadro durante o campeonato.

Na reunião também foi anunciado o homenageado desta edição, que será o senhor Ernesto Zamban, o qual integra o quadro Cabanha Zamban. “Seu Ernesto merece nosso reconhecimento por ser um dos nossos laçadores que não mede esforços para ajudar a entidade”, afirma Jeferson.

Jeferson ressalta ainda que há o questionamento do porquê o Rodeio foi cancelado se o campeonato sairá. Segundo ele, no Campeonato é possível respeitar todas as regras dos protocolos de saúde, pois há como controlar o acessos público, já que é limitado.

ETAPAS
18 e 19 de setembro de 2021
9 e 10 de outubro de 2021
6 e 7 de novembro de 2021
11 e 12 de dezembro de 2021
29 e 30 de janeiro de 2022

Compartilhe!

Comentar

shares