Com o objetivo de prestar uma homenagem aos homens e mulheres de rodeio e do campo que partiram nestes últimos tempos, foi lançado nesta sexta-feira (11), o videoclipe “No fim da cancha da vida”.

O roteiro é do consagrado artista Vacariano Marcos Verza e as imagens são de Aerodrone e Esthudio F18. Segundo Verza, estamos diante de uma canção que evoca a saudade. “Quando pensamos numa despedida que será eterna, ficamos sensíveis aos sentimentos que nos fazem querer estabelecer uma comunicação com o outro lado da vida”, reflete. Quanto a história apresentada no clipe, ele conta que a música o levou a pensar através do olhar de um amigo, já maduro e cheio de vivências, o qual viu tantos amigos partirem e deixarem, além da saudade, lembranças e memórias que, no caso do clipe, foram estabelecidas na cancha da vida, entre a terra e o céu.

Para Verza, a Cancha da Ferradura, no Parque dos Rodeios, e a Catedral Nossa Senhora da Oliveira, que serviram de cenário, são templos que servem de palco para ilustrar a grandeza das pessoas que partiram e de todos que ainda cantam para bendizer a memória e a vida.  “Ao final, haverá um novo olhar e um novo pensamento para continuar indo adiante”, conclui.

O compositor da música, Rafael Ferreira (Trambeio), conta que a sugestão do tema foi feita pelo Adriano Posai. “Tendo conhecimento da nossa afinidade por rodeio e tiro de laço (Rafael e Adriano são laçadores) ele me procurou, sabendo que seria interessante uma música que cantasse aquele momento de homenagem, onde o rodeio para em oração, todos tiram o chapéu e um boi é solto do brete, para que chegue ao fundo de cabeça solta, mas como se o amigo querido que não está mais entre nós o tivesse laçado, na lembrança”, comenta.

Ele explica que não foi um processo tão rápido como faz normalmente. “Levou algum tempo para que eu finalizasse o verso e então o Adriano aprovasse e enfim mandasse ao Daniel Cavalheiro para colocar a melodia”. A ideia inicial era de fazer a música para apresentá-la no 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, mas acabou sendo finalizada somente no início de 2021.

Rafael, diz que não é fácil entrar na cancha para laçar quando muitos de seus conhecidos já não estão mais lá e a música ajuda a acalmar este sofrimento. “A saudade aperta, a ausência judia, mas as boas lembranças amenizam a dor, e como é bom poder ter a música e a poesia para que estes amigos que partiram permaneçam vivos em nossa memória”.

Ele reconhece a importância de ter sua letra eternizada através de uma música. “Talvez não seja fácil de mensurar no hoje, porém a história e o tempo irão fazer a sua parte. Mas gostaria sim, que essa singela homenagem tocasse o coração das pessoas, que muitas se identificassem com o nosso sentimento. E que os amigos lá de cima estendam seus laços de esperança e de carinho, torcendo por um mundo melhor, sabendo que um dia todos iremos nos encontrar “no fim da cancha da vida”.

Quanto ao ver a letra que criou se transformar em um videoclipe, Rafael diz que é uma alegria enorme. “Relembro do dia que iniciei a escrever a letra, com o clipe, a poesia e a música criam ainda mais vida, viram histórias, surgem personagens e o conjunto da obra nos traz muita emoção”.

O patrão do CTG Porteira do Rio Grande, Elvio Guagnini Rossi, que participou do clipe recitando alguns versos, diz ter ficado muito feliz em contribuir. “Foi gratificante participar, apesar de não ter experiência, mexeu muitos com meus sentimentos e passou um filme na minha cabeça naqueles poucos instantes”.

Conforme Elvio, Rafael conseguiu trazer através da letra da música muitos aprendizados, doloridos e não tão bons, que a pandemia nos trouxe com a perda de pessoas próximas. “A música também nos ensinou a valorizar as pessoas com quem convivemos e os momentos inesquecíveis que nos trazem tanta felicidade e às vezes passam muito rápido”. Conforme ele, este videoclipe ficará guardado na memória das pessoas que tem o amor pela cultura gaúcha, principalmente no coração daqueles que perderam alguém que amavam.

Elvio agradece a todos os envolvidos, aos patrocinadores que sempre abraçam as ideias do CTG e em especial ao ator Marcos Verza, que não mediu esforços para emprestar sua arte ao Porteira, sem cobrar nada em troca.

O videoclipe está disponível no seguinte link

 

FICHA TÉCNICA

Realização: CTG Porteira do Rio Grande

Direção: Marcos Verza

Ano: 2022

 

Música

Letra: Rafael Ferreira

Melodia: Daniel Cavalheiro

Interpretação: Adriano Posai e Daniel Cavalheiro

Arranjos e Violão: Arthur Boscato

Acordeon: Tiago Camargo

Violino: Israel Dutra

Recitado: Elvio Rossi

Mixagem e Masterização: Alessandro Lopes/ Estúdio Chalé 8

 

Videoclipe

Roteiro: Marcos Verza

Montagem: Marcos Verza e Diego Ezequiel

Imagens: Esthudio F18

Imagens Aéreas:  Aerodrone e Esthudio F18

Câmera: Diego Ezequiel

Operador de Drone: Murilo Ramos

 

Com: Adriano Posai, Arthur Boscato, Tiago Camargo, Israel Dutra, Elvio Rossi, Antônio Ademir Borges e Eldir Henrique Aliprandini Rigon.

 

Participação:  Claiton Carneiro, Luís Cesar Lisboa, Bruno Camargo, Luisa Rech Lisboa, Neri Boeira, Jeferson Camargo, Mario Luis Borges, João Pedro, Mateus Oliveira, Daniel Carvalho, Murilo Neri.

 

Produção de Animais:  Elizandro Barreto

Foto Still: Cristian Paim Borges

Arte Gráfica: Arthur Prado

Assessoria de Comunicação: Anelise Donazzolo

 

Locações:  Parque dos Rodeios Nicanor Kramer da Luz e Catedral Diocesana Nossa Senhora da Oliveira

 

Agradecimentos: Bispo Diocesano Silvio Guterres Dutra, Padre Rene Antônio Zanandréa, Cleomar Venson, Elisiane Rech Rossi, Rosângela Verza Subtil, Eldir Francisco Paim Rigon Filho, Priscila Bossardi Aliprandini.

 

Incentivo: Armazém da Química, Benski, Transcavalinho, Cor & Cia, Cyberfly, Figueiró, Razera, Sagrada Família, Valtra.

 

Produção: Eeccooss Pa-c, CTG Porteira do Rio Grande e Esthudio F18

Produção Executiva: Elvio Guagnini Rossi e Marcos Verza

Realização: CTG Porteira do Rio Grande

Vacaria/RS – Fevereiro de 2022.

Compartilhe!

Comentar

shares