No dia 14 de julho, aconteceu um momento que ficará na história do CTG Porteira do Rio Grande. A patronagem recebeu o bispo diocesano Dom Silvio Guterres Dutra para uma homenagem.

Durante o mês de maio, Dom Silvio esteve no Vaticano, em um encontro com o Papa Francisco. Na ocasião, ele presenteou o Santo Padre com símbolos da região, entre eles um troféu do CTG Porteira do Rio Grande e uma carta.

O patrão Elvio Guagnini Rossi conta que o CTG recebeu recentemente a resposta da carta, assinada pelo próprio Papa Francisco. A foto, que registra o momento da entrega do presente ao Papa e as cartas (recebida e cópia da enviada), foram emoldurados em quadros que ficarão expostos na galeria da entidade.  “Nos emocionamos ao ver o Papa com o nosso símbolo e também ao recebermos a carta, e precisávamos reconhecer a grandiosidade destes feitos, que foram conduzidos pelas mãos do nosso Bispo, por isso o recebemos na nossa casa para homenageá-lo, como forma de gratidão, e eternizar este momento, ”, afirma Elvio.

Dom Silvio explica que decidiu levar como presente ao Papa uma imagem de Nossa Senhora da Oliveira, por ela representar a origem da fé católica no município, e também escolheu um símbolo que representasse o tradicionalismo. Ele ressalta que cultiva há muito tempo a ideia de que a religião não deve viver enclausurada, separada da sociedade, e sim estar junto, com diversas manifestações, inclusive a cultura, com quem ela tem muita sintonia. “Nós, como cristãos, somos geradores de cultura pelo mundo a fora e as marcas do cristianismo estão na cultura dos povos, das nações, por isso eu decidi levar algo que fizesse que o Papa entendesse um pouco da nossa fé e das nossas tradições”, diz Dom Silvio.

“O CTG Porteira do Rio Grande foi escolhido para representar todas as entidades tradicionalistas da região, que tão bem acolhem nossas famílias”, esclarece o bispo. Ele declara ainda, que a escolha foi feita pela entidade ser a promotora do Rodeio Internacional.

Compartilhe!

Comentar

shares