No ano de 1955, sob o comando de Dorival Guazzeli, surgiu o estudo da possibilidade de se adquirir um terreno próprio para a edificação da futura sede do CTG Porteira do Rio Grande. Esta informação consta na Ata nº 03, da Assembleia Extraordinária, realizada no dia 13 de outubro de 1955, no salão de festas do Clube do Comércio de Vacaria.

A comissão da época era composta por Luiz Gualdi, Antônio Paim de Andrade Filho, Fidelcino Zanotto Lemos, Dr. Leandro Pôrto da Silveira, João Moreira Duarte e engenheiro João Viterbo de Oliveira. Os mesmos decidiram que a compra do terreno deveria ser precedida de concorrência pública, mediante publicação de edital, devendo os interessados apresentar proposta por escrito à Diretoria.

Como consta na Ata nº 17, de 04 de outubro de 1958, sob a presidência de Getúlio Marcantônio, em uma Assembleia Geral, com a presença da diretoria e sócios do CTG, foi estudado o planejamento da construção da sede própria, ficando deliberado que na parte térrea as paredes fossem construídas de tijolos, para maior segurança da construção. Naquele mesmo dia, foi aprovada a campanha dos “3 mil cruzeiros” para angariar fundos junto aos sócios e “as pessoas de boa vontade” para imediato início da construção da sede. Conforme a campanha, quem fizesse a doação do referido valor seria considerado sócio remido.

Muitas mudanças de planos ocorreram de lá para cá. Diversos patrões, com suas equipes, batalharam para que o sonho de se ter uma sede para receber seus associados e comunidade se tornasse realidade. E passados 65 anos, a patronagem de Elvio Guagnini Rossi está realizando uma das maiores reformas pelas quais o salão do CTG passou.

Além do assoalho, que foi todo retirado, permanecendo de madeira apenas a pista de dança, foram ampliados os banheiros, trocadas as janelas e as paredes internas, construído um mezanino e reformada a copa e a entrada principal. De acordo com o patrão Elvio, o salão será pintado e também haverá a colocação de portões de acesso na parte externa e construída a calçada. “Em breve entregaremos aos nossos associados uma bela sede, com toda a estrutura necessária para bem recebê-los, assim como era o desejo daqueles homens que idealizaram um projeto há 65 anos”, afirma Elvio.

A obra é realizada pela empresa SS Construtora e por Carlinhos Kuse e Ricardo Kuse, tendo como responsável o arquiteto Tiaraju Martins.

Compartilhe!

Comentar

shares