Um misto de emoção e nervosismo tomou conta dos peões e prendas que participaram no último sábado (13), do Entrevero Cultural de Peões e Ciranda Cultural de Prendas do CTG Porteira do Rio Grande. O concurso teve o objetivo de escolher o novo prendado, que acompanhará a patronagem no biênio 2022/2024.

Durante todo o dia os candidatos realizaram a prova escrita, com 30 questões sobre tradição, tradicionalismo e folclore, história e geografia, além da prova artística, com dança e declamação. As prendas apresentaram a mostra folclórica, que teve como tema “Resgatando os cânticos e cantigas do Rio Grande do Sul e de seus povos formadores” (mirim) e “Joias e acessórios: o uso de joias e acessórios como legado cultural da indumentária feminina no Rio grande do Sul” (juvenil e adulta). Já os peões fizeram prova campeira, onde precisaram encilhar um cavalo e cevar o mate o chimarrão, contando a história dessa bebida. Ainda houve a prova oral.

Conforme o regulamento, os candidatos a Piazito Farroupilha e Prenda Pré-mirim foram submetidos a uma entrevista com a comissão avaliadora, quando apresentaram um brinquedo ou fizeram brincadeiras com os jurados. Além disso, todos os candidatos entregaram suas pastas de vivências, com o relatório das atividades desenvolvidas sobre a cultura gaúcha. A prenda veterana não realizou as provas, pois foi uma indicação da patronagem.

O coordenador do departamento cultural, Felipe de Camargo, avalia como positivo o concurso. “O Entrevero de Peões e a Ciranda de Prendas, fase interna da nossa entidade, ocorreu a contento, de modo que os candidatos obtiveram nível extremamente satisfatório”. E completa: “Hoje, assumem a responsabilidade de representar uma entidade modelo em todo estado do Rio Grande do Sul, e assim serão a vitrine da entidade nos próximos dois anos”.

Para o patrão, Rubem Antonio dos Santos Filho, o concurso é uma oportunidade de se aprender mais sobre nossa tradição e perceber o quanto os valores irão se perpetuar. “Com o que eu vi no concurso, através do que as crianças e jovens apresentaram, eu vejo que nossa cultura gaúcha não irá morrer”.
Ele também parabeniza as famílias por levarem seus filhos ao CTG, dedicando seu tempo aos ensaios e viagens. “Vocês estão deixando um legado e uma das maiores heranças que podem deixar a seus filhos é a tradição”.

Rubem agradece a cada participante que se dedicou para realizar as provas com empenho. “Vocês simbolizam o Porteira do Rio Grande e nós estamos muito felizes por estarem conosco”.

A comissão avaliadora foi composta por Jocelaine Carneiro, Jocasta Gomes e Leane Xavier.

PRENDADO
PRENDA PRÉ-MIRIM
1°lugar: Isadora da Silva Pires
2° lugar: Fernanda Godoi Frederico
3° lugar: Yasmim Machado Bonini

PIAZITO
Carlos Eduardo Pires de Carvalho

PRENDA MIRIM
1° lugar: Sabrina Alban Vieira
2° lugar: Isadora Lima Venson

PIÁ FARROUPILHA
Eduardo da Silva Rodrigues

PRENDA JUVENIL
Luiza Mara Oliboni Carneiro Pagno

GURI FARROUPILHA
Diogo da Silva Rodrigues

PRENDA ADULTA
Júlia Mariana Schuster de Souza

PRENDA VETERANA
Dariana Cassaro

PEÃO FARROUPILHA
Eduardo Francisco Melo Ribeiro

Compartilhe!

Comentar

shares